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heder.osny




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MensagemAssunto: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 11:24

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
As regras alternativas de riqueza (Uma é de riqueza subjetiva e outra é de desmembrar mais os elementos da vantagem da 4ed) e línguas (enxugar a quantidade de línguas em um jogo modernos, incluir alfabeto entre o que se tem que aprender ou a minha de simplificar fazendo uma vantagem com níveis) que vi pela internet me parecem interessante.

A princípio, fazer como perícias como na 3ed ainda me parece melhor um pouco.

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Só o que não concordo no lance de perícias de idiomas da 3ed é o lance de "línguas fáceis, médias e difíceis".
Para um sistema que preza pelo REALISMO isso fica um verdadeiro tiro no pé.

Idiomas 370327_100001404141198_671894096_qJorge Alberto
meio sem sentido talvez, o mestre ter de escolher

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
Talvez eu só acrescentasse ler, escrever e alfabeto como outras perícias.

Idiomas 370327_100001404141198_671894096_q Jorge Alberto
mas isso não depende de cada um?

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
Pq não concordas?
Em que mudarias isso?
Pq?

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Pq essencialmente línguas não têm níveis de dificuldade. Seres humanos educados em um idioma X desde o nascimento têm a mesma capacidade de uso desse idioma que humanos educados pelo mesmo tempo no idioma Y.


Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
Como farias?
Mas 90% das línguas são de dificuldade média mesmo uai.
fáceis é esperanto e línguas similares, criadas artificialmente ou simplificadas.

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Mas o que me parece mais lógico de acordo como os idiomas funcionam realmente seria alguma mecânica que dificultasse o aprendizado de novas
línguas que não fossem relacionadas.

Idiomas 186402_763339639_658919932_qLeonardo Ribeiro
Fácil: Jargão Comercial, Esperanto, etc.
Média: A maioria das línguas: Francês, Chinês, Élfico, Romeno, etc.
Difícil: Basco, Navajo, a maioria das línguas alienígenas, ou qualquer língua baseada em conceitos diferentes da fala humana “normal”.
Muito Difícil: Línguas alienígenas que não podem ser faladas com o equipamento vocal natural do personagem ou com a ajuda de mecanismos simples.

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Tipo, digamos que meu nativo é português. Quando eu só tenho o idioma nativo, pago o mesmo valor para aprender qualquer língua estrangeira, de
qualquer linhagem. Aí suponhamos que eu aprenda italiano.

Idiomas 370327_100001404141198_671894096_q Jorge Alberto
chines médio?

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
DEPOIS de italiano ser minha primeira língua estrangeira, qualquer língua que eu tente aprender que não seja de origem latina passa a ser perícia
média e as outras difíceis.
Ops!

Corrigindo:
DEPOIS de italiano ser minha primeira língua estrangeira, qualquer língua que eu tente aprender que não seja de origem latina passa a ser perícia
média e as outras de origem latina ficam como mental fácil.

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Isso me parece ter mais a ver com o jeito que as línguas funcionam.
Até com um exemplo real meu mesmo:
Minha primeira língua estrangeira é o inglês, língua de origem mais para o germânico do que para o latino.
Por causa disso, hoje em dia eu tenho mais dificuldades para estudar italiano, mesmo o português sendo minha língua nativa, do que se eu
preferisse estudar alemão ou sueco.

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
Sim, algo relacionado com troncos línguísticos seria bom mesmo. Um pouco mais complicado, requer um trabalhinho a mais do mestre, mas é
interessante sim.
Que esquisito!

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Olha, isso fica mais trabalhoso para mundos ficcionais do que para cenários reais...
Sim, MUITO esquisito.
Por isso que tem MONTES de gente que falam inglês mas não falam espanhol.
E o pior, ACHAM que falam espanhol! KKKKKKKKKKK

Idiomas 370327_100001404141198_671894096_q Jorge Alberto
a menos que vc desenvolva as linguas como Tolkien

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
Mesmo em reais, o mestre deveria escolher e determinar de antemão quais os
troncos linguísticos e línguas que existirão e tal Em qual grau de separação será feito o corte e tals.
Bora lá, faz isso pra gente, Heder.

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Na real, isso ainda é uma SIMPLIFICAÇÃO, pq a rigor, na vida real QUALQUER língua estrangeira que vc aprenda passa por uma "barreira" para cada
língua até chegar no seu nativo.

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
MAS, eu acho que deverias considerar a língua nativa tb em termos de jogo, mesmo que isso fuja do que realmente acontece, fica mais concebível em termos de jogo.

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Tipo, o exemplo que dei lá em cima, sem ser meu exemplo próprio, AINDA teria que rolar alguma forma para dificultar mesmo o aprendizado de uma
terceira língua que fosse latina. E dificultar mais ainda uma quarta. E uma quinta.
Essa forma de divisão por troncos foi apenas simplificação, mesmo.

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
Dificuldade crescente.

Idiomas 195286_1199862610_1344470606_q Heder Honorio
Sim.

Idiomas 186402_763339639_658919932_q Leonardo Ribeiro
MAs com um bônus pra línguas correlatas.
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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 11:31

A língua tem vários componentes: A gramática, o vocabulário e a fonética e o alfabeto. Certamente é mais fácil aprender espanhol do que mandarim.

A gramática do espanhol e creio que da maioria das línguas latinas é muito semelhante À da língua portuguesa. Já o da língua inglesa é
diferente pacas.

A gramática alemã achei mais similar à do grego.

A meu ver, o maior bloqueio em espanhol é aprender vocabulário e fonética. A gramática é basicamente a mesma.


Última edição por BaHalus em 2013-03-31, 11:48, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 11:46

quem sabe em um modo muito mais trabalhoso e acho que ficaria mais realista, separar as habilidades da língua em gramática, vocabulário e a fonética e o alfabeto, tendo um NH para cada uma destas coisas, mas não se se seria realmente útil.
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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 12:18

Acho que temos de começar do zero.
Tem que levar duas coisas em conta: Custo e realismo.

Gastar 30 pontos para saber 5 línguas fluentemente não me parece agradável em termos de jogo. Ainda mais comparado com os 2,5 que seriam necessários na 3ed (um cara poliglota certamente seria inteligente na maioria dos conceitos e 1/2 pontos por língua seria o suficiente na maioria dos casos. Uma facilidade para línguas é baratinho e poderia alavancar tudo facilmente também.

Por outro lado, nas 4ed podes ser alfabetizado em uma língua e não em outra, podes entender, mas não falar, ler, mas não escrever, ser alfabetizado, mas não saber falar. Tudo isso são nuances legais de se ter, mas não ao custo da 4ed.

Vi uma house rule da 4ed (se achar posto aqui) que inclui alfabeto como algo mais a se aprender, mas essa house rule deixa tudo mais caro ainda!

Outra house rule, do my gurps, simplifica as línguas para jogos modernos. O que me parece algo interessante: http://www.mygurps.com/index.php?p=ir&a=1h&v=0#

"Em jogos estabelecidos na Terra moderna, 99% das pessoas vão falar um dos seguintes idiomas: árabe, Bantu (Sul Africano), berbere (Norte Africano), cantonês / Wu (chinês), Dutch / Afrikaans, Inglês, Farsi / curdo (iraniano), finlandês / húngaro, francês, gaélico / galês, alemão / iídiche, Grego, Hebraico, Hindi-Urdu (Índia / Paquistão), Indonésio / Malásia, italiano / romeno, japonês, coreano, latim, mandarim (chinês), Navajo, Norueguês / Sueco / Dinamarquês, Polaco / Checo, Russo / ucraniano, espanhol / português, tailandês / birmanês, Turco / mongol, ou vietnamita / cambojano. A barra significa que as línguas estão intimamente relacionadas o suficiente para que, para fins de jogos simplificados, eles contem como uma única língua.

O mundo real tem milhares de idiomas ativos, mas isso não significa que um jogo deveria. Na minha experiência, a maioria dos jogadores evitam investir pesadamente em línguas (mesmo em um jogo itinerante), porque eles percebem que, mesmo que aprenda uma dúzia de idiomas, eles ainda podem falar apenas a uma pequena fração do mundo.

Esta mudança tenta corrigir esse problema. Combinar dialetos semelhantes alarga o âmbito de muitas línguas. Mas o mais importante, esta regra é um acordo sobre a parte da GM que essas línguas vão ser os que surgem no jogo. Esta não é uma declaração de que (por exemplo) outros dialetos chineses não existem! Significa apenas que, se o grupo encontra um NPC chinês, ele vai falar cantonês, mandarim, ou Wu.

Obviamente, línguas ocultas ou secretas não estão nesta lista. Além disso, pode ser uma razão válida para intencionalmente dar para um NPC do jogo uma língua diferente, mas se assim for, isso automaticamente se torna um ponto da trama - os jogadores devem pensar: "Hum, é interessante que ele fala Lakota - Eu vou ter que fazer uma nota disso", "não," Porra, esse GM mentiroso nunca nos disse , que tínhamos que aprender Lakota, também! "

(! E se o seu idioma ou dialeto particular, não está nesta lista, desculpe Ela foi escolhida a partir de um ponto de vista americano, sem a intenção de ofender.)
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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 12:32

Esses links estão só para admins.

Eu gosto da ideia de Idiomas serem por dificuldades, acho mais realista que no caso da 4ed. Que ou você sabe ou não sabe. Acho que seria melhor ter uma house rule que permite que você saiba só ler ou só falar a lingua em questão pagando metade dos pontos. E acho que alfabetização deveria ter seu custo abaixado para 5ptos pois para min, alfabetização é você saber escrever e ler em geral, independente da lingua. Você sabe como colocar as letras de forma correta. Mas você não vai saber escrever uma frase em uma lingua que você não conhece.
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heder.osny




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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 12:47

Um dos poucos pontos que considero o AD&D acertado: o uso de uma língua comum. Simples assim.
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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 12:59

Vrork escreveu:
Esses links estão só para admins.
O problema já foi resolvido?
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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime2013-03-31, 17:56

Podes usar uma língua comum no GURPS tb Razz. Diz que todo mundo fala inglês ou ânglico e pronto.

Eu acho que alfabetização tem que ser por língua mesmo. Alfabetização é mais do que saber só o alfabeto.

Talvez uma perícia pro alfabeto, outra pra escrita, outra pra fala fosse um começo, não sei. Se expressar na língua poderia ter um redutor em relação a entender, talvez (Eu, pelo menos, acho mais fácil entender a escrita em inglês do que escrever. Idem espanhol.).
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MensagemAssunto: Re: Idiomas   Idiomas Icon_minitime

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