Arena GURPS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arena GURPS

Fórum sobre GURPS e RPG.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Absorção Revisada

Ir para baixo 
AutorMensagem
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Absorção Revisada Empty
MensagemAssunto: Absorção Revisada   Absorção Revisada Icon_minitime2016-04-06, 01:04

Absorção Revisada
 
A absorção é um animal estranho, como está escrita. Faz sentido, como uma ampliação de Resistência a Dano, com certeza, mas o custo parecer seus benefícios. Para um extra de 5 pontos (o preço de um aumento + 100% em um único ponto de DR), você pode ter um 1 ponto extra, que pode ser atribuído a qualquer atributo ou vantagem ... por um segundo. E ele só funciona quando alguém ataca você. Comparado a um Poder Cósmico igualmente limitado, isso parece um pouco fraco.
Ele fica muito pior quando você toma Absorção, uma característica. Essa ampliação custa 4 pontos para cada nível de RD que você tem, e cada nível concede-lhe a capacidade de obtenção de uma única característica, predeterminada, em 1 ponto ... por um segundo ... depois de ser atacado com sucesso. Deve-se perguntar: por que não simplesmente jogar os 4 pontos diretamente para a característica em questão ao construir o personagem? Seria quatro vezes mais eficiente, além de estável e seguro!
O único uso de absorção que sem dúvida justifica o preço é quando ele é usado para curar a seus PV e PF perdidos. Como esta é uma mudança permanente, é possível usá-lo uma e outra vez, tornando-se uma opção atraente. De fato, a combinação de cura e de levantar qualquer característica faz com que a versão de + 100% canônica de Absorção a única que é sensato comprar.
Assim, a absorção é terrivelmente cara no nível de “uma característica” e realmente não vale a pena comprar em qualquer nível que não seja + 100%. Então, qual seria uma construção mais justa?
Obviamente, a capacidade de aumentar permanentemente uma característica em 1 ponto vale a pena exatamente 1 ponto. O próximo passo é tacar algumas limitações. Indo de "permanente" a "tem a duração de uma questão de segundos" é o inverso de tomar uma capacidade de curta duração e adicionando Duração estendido a ele. Mesmo sendo generoso e usando a versão% + 150, esta é uma limitação de - 60% (1 / (100% + 150%)). O valor de "Só quando sofrer dano" é discutível, pois personagens com essa vantagem poderiam certamente fazer seus amigos controlarem seus socos para uma margem de segurança e bater neles de novo e de novo, mas isso leva tempo suficiente para que eu coloque como - 20%, no mínimo. Assim, com -80% em limitações, isso indica que cada nível de “absorção, uma característica” deve custar cerca de 0,2 pontos. Isso seria uma ampliação de +4% sobre Resistência a Dano, que eu vou arredondar para + 5% para facilidade de uso.
Uma nota interessante aqui é que não importa de onde cada ponto absorvido vem - ainda custa a mesma quantidade (5% do custo de DR 1). Portanto, é perfeitamente sensato a fazer Absorção uma ampliação com níveis. Ou seja, você pode armazenar um número total de pontos absorvidos igual ao seu nível de DR vezes o seu nível de absorção. Se eu tenho
DR 1 (Absorção x5) ou DR 5 (Absorção x1), os  5 pontos absorvidos que eu posso usar me custaram os mesmos 1,25 pontos de personagem. A primeira construção é mais barata quando você adiciona Duração estendida, mas a última enche-se muito mais rápido, por isso é justo de ambos os jeitos.
E quanto à capacidade de melhorar qualquer caraterística? Parece claro que, se + 5% / nível é justo para uma característica, então + 10% / nível é justo para duas características, + 15% / nível é justo para três características, e assim por diante. Não levando em conta a cura, eu vou dizer que uma vez que assim que você chega a 10 características, você pode simplesmente ser capaz de melhorar qualquer uma. A maioria dos PdJs têm apenas um punhado de vantagens chaves, afinal de contas, e parece desnecessário continuar os níveis para além disso - Eu não acho que há uma diferença significativa entre "pode ​​melhorar 14 características" e "pode ​​melhorar 15 características" . Então, + 50% / nível permite que se melhores qualquer característica, o que equivale a 2,5 pontos por ponto absorvido.
Isto nos deixa a cura. Há muito tempo, tenho utilizado um valor de ampliação de + 40% para curar PV ou PF, e + 60%, se você pode curar ambos. E isso sempre pareceu justo em jogo. Estas ampliações não requerem níveis e podem ser adicionadas a qualquer forma de Absorção existente.
Assim, a versão canônica de Absorção agora seria representada como Absorção (Qualquer Característica) x1 (+ 50%) e Absorção (cura PV ou PF) (+ 60%), para um total de + 110%, ou muito perto do custo original. No entanto, alguém pode agora construir coisas como RD 10 (Absorção: Cura PV, + 40%; Absorção: ST x10, + 50%; Duração estendida x30, + 60%) [125], que permite que alguém cure 5 PV quando atacado, ou investir até 100 pontos em ST por até meio minuto depois de ser atacado 10+ vezes. A absorção em si nessa construção custa 75 pontos, tornando-a atraente sem ser uma pechincha de pontos.
 
Aqui está o resumo:
Absorção
Estas duas ampliações relacionadas para Resistência a danos permitem que você absorva dano e use-o para melhorar suas habilidades e/ou para curar a si mesmo. Sua RD pára o dano normalmente, enquanto, ao mesmo tempo, transforma cada ponto de dano detido em um "ponto absorvido."
Melhorar Habilidades: Imediatamente após a absorção de pontos, você pode gastá-los como se fossem pontos de personagem, usando-os para levantar um atributo ou vantagem existente. Você pode usar um número total de pseudo-pontos-de-personagem igual ao seu nível de RD vezes o seu nível nesta ampliação. Os Pontos se esvaem a uma taxa de um por segundo (Duração estendida melhora isto); se você gastou pontos em várias características, você decide quais os que serão perdidos em primeiro lugar.
Esta ampliação custa + 5% por nível se você só pode gastar os pontos em uma característica, + 10% por nível se você pode gastar os pontos em duas características, para gastar em três características é + 15% por nível, e assim por diante. Por + 50% por nível, você pode gastar os pontos em qualquer atributo ou vantagem que desejar. Escreva isso como (por exemplo) "Absorção: ST, HT, ou queima x4 Ataque, + 60%".
Cura: Imediatamente após a absorção de pontos, você pode usá-los para recuperar PV e / ou PF perdidos. Cada dois pontos de dano absorvidos lhe permite recuperar um HP; cada três pontos de dano absorvido              lhe permite recuperar um FP. Estes não podem ser armazenados - se você está com plenos PV e PF quando atingido, você não ganha nenhum benefício a partir desta ampliação. Para ser capaz de melhorar PV e PF com pontos absorvidos, combine isso com o modificador acima.
 

Esta ampliação Custa + 40% se você pode curar PV ou PF, ou + 60% se você pode curar ambos. Registrá-la como (por exemplo) "Absorção: Cura PV, + 40%".
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Absorção Revisada Empty
MensagemAssunto: Re: Absorção Revisada   Absorção Revisada Icon_minitime2016-08-17, 11:59

Link para o original: http://www.mygurps.com/r_absorption.html?p=ihr&v=0
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
 
Absorção Revisada
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Arena GURPS  :: GURPS :: GURPS 4ed-
Ir para: