Eu estava navegando no Dragão Banguela e achei essa postagem: http://dragaobanguela.blogspot.com.br/2009/12/os-injusticados-parte-1-gurps_12.html
Nela, alguém comentou (há 4 anos atrás
):
"O que não gosto mesmo no GURPS, é o fato de não ter um atributo social (carisma, manipulação, presença, etc)..."
Oras, o GURPS não tem um atributo Carisma, mas tem a vantagem Carisma. Não tem atributo Presença, mas tem a vantagem aparência. Além de diversas outras vantagens (Voz melodiosa, Status, Reputação, etc) e desvantagens (Hábitos detestáveis, Reputação, Aparência, etc) que afetam como os NPCs reagem ao personagem e afetam as perícias de interação social.
Essencialmente o "Atributo Social" seria IQ (ou HT, em alguns casos) +Vantagem/desvantagem que afete a reação.
Mas, se fazes tanta questão de um atributo à parte: Carisma (ou presença, ou reação) ±5/nível. Pronto. Determine que as perícias sociais não são mais determinadas por IQ/HT, mas sim por 10+Carisma. GURPS não tem regras escritas em rochas. Mexer nas regras originais para se adequar a seu estilo de jogo não só é permitido, como estimulado (Leia o Thaumatology, por exemplo, com várias formas diferentes de lidar com magia. Ou os vários números da Revista Piramyd com o tema Alternative GURPS. Ou o site do Editor assistente da Linha GURPS na Steve Jackson Games: http://www.mygurps.com/a_aboutme.html?p=i&v=0 , o qual possui diversas regras alternativas as quais, pessoalmente, considero muito boas em sua maioria).
Eu prefiro do jeito que foi feito em GURPS, pois as reações dos NPCs são afetadas por coisas específicas (aparência, voz, reputação, status, hábitos detestáveis, carisma), cada qual com seus prós e contras (a aparência não afeta um cego ou quem não lhe veja, carisma requer interação com o NPC, voz não afeta surdos ou quem não lhe ouça, reputação não afeta quem nunca ouviu falar de você, Status produz uma reação que varia de acordo com o status do interlocutor, hábitos detestáveis podem não horrorizar pessoas de certas sociedades, etc) o que casa bem com a ideia de GURPS ser um sistema realista. É um detalhamento que, para mim é agradável.
Enfim, GURPS pode não ter um atributo social, mas de forma alguma o aspecto social do jogo é ignorado em GURPS, pelo contrário! E para quem quiser mais detalhamento/aprofundamento no quesito social, recomendo o "GURPS Social Engineering": http://e23.sjgames.com/item.html?id=SJG37-0140 .
E é isso o que eu queria dizer