Arena GURPS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arena GURPS

Fórum sobre GURPS e RPG.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Personagem Esquivo

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-29, 17:41

O Jezreel me pediu umas dicas sobre personagem com boa esquiva do tipo fighter ou atirador de facas.

Bem, em GURPS não há uma só maneira de fazer as coisas, então acho que postar no fórum pra consultar a todos pode ser mais interessante que por mensagem, então resolvi postar minha resposta aqui para apreciação de todos e dicas adicionais.

Vamos lá.

Reflexos em Combate é de praxe, pois dá um bônus de +1 em todas as defesas (incluindo esquiva) por apenas 15 pontos.

DX alta me parece muito interessante para um personagem com esse perfil, principalmente se for o atirador de facas, mas vai depender também do conjunto de perícias que ele vai ter (Quanto mais perícias físicas ele tiver, mais vale à pena uma DX alta em termos de custo-benefício)

A esquiva é calculada como DX+HT dividido por 4, o que costuma gerar valores entre 5 e 7. Como o personagem será focado em esquiva, comprar velocidade me parece uma boa pedida. Velocidade custa 5 por cada 0,25, então se a velocidade for 6,25, pode-se aumentar para 7 por 15 pontos (com +3 = esquiva 10, que implica que ele se esquivará de metade dos ataques, com Reflexos em combate vai pra 11, dando uma chance ainda maior. Lembrando que uma vez por turno pode-se usar a manobra de recuar, dando um bônus adicional de +3 na esquiva, que iria para 14, mas só para um ataque, se sofrer um segundo ataque no mesmo turno, já não se joga contra 14. E com algum obstáculo atrás não pode recuar também).

Se o personagem não tiver tantas perícias físicas a ponto de justificar uma DX tão alta, uma HT alta é uma boa pedida. Além de aumentar a velocidade, vai aumentar as chances de sobrevivência e é mais barato que DX.

Ainda estou aprendendo a 4ed, não conheço as perícias direito. Na 3ed Boxe dava bônus em esquiva em certos casos, não sei se há algo assim na 4ed. E as armaduras davam DP, que aumentavam a esquiva (isso sei que saiu na 4ed).

Um escudo na 4ed tem o bônus de defesa, que aumenta todas as defesas ativas, ajudando mais um pouco na esquiva. Mas há que se respeitar o limite de carga. Se o que se carrega pesar muito, a esquiva diminui. Pode ser o caso de investir um pouco em ST (ou, pelo menos, ST de levantamento) para garantir que a esquiva não será reduzida pela carga. Uma boa opção é usar uma capa em vez de escudo, pois ela é menos resistente e mais difícil de usar, mas é mais leve e versátil.

Então, esse personagem poderia ter:
DX13 (60)
HT12 (20)
ST11 (10)
Velocidade básica: 8 (35) - Esquiva 12 + 2 = 14
Reflexos em combate (15)

Arma de Arremesso (Faca) [DX/Fácil] NH 15 (4)
Sabre [DX/Média] NH 14 (4) - Aparar 10 +2 = 12
Adaga de esgrima [DX/Média] NH 12 (1) - Aparar 10 +2 = 12
Capa [DX/Média] NH 12 (1) - Bloqueio 10 +2 = 12

Dar-se-ia a ele um sabre de esgrima, algumas facas (talvez de qualidade baixa, para economizar), uma capa pesada (com 2 de Bônus de defesa) e uma armadura de couro ou tecido (uma de metal já ficaria muito pesada, mesmo toda de couro pode ficar muito pesada dependendo da ST).

Pode-se querer dar outras perícias de combate, como faca ou besta. E, para que ele seja esquivo fora de combate, perícias como sombra e furtividade, além da perk rosto inocente parecem boas opções.
Talvez camuflagem, disfarce e dissimulação possam dar um toque interessante para o personagem . Um sex appeal talvez.

O total aqui deu 150 pontos, sem as opções extras que pus no final. Com as desvantagens pode-se completar o personagem com mais algumas coisas.

(Posso ter trocado alguns nomes, pois a tradução da 4ed não acompanhou a tradução da 3ed)


Última edição por BaHalus em 2013-05-29, 17:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Detectei alguns erros.)
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-29, 18:02

Outra opção, por 147 pontos.

DX11 (20)
HT13 (30)
ST11 (10)
Velocidade básica: 8 (40) - Esquiva 12 + 2 = 14
Reflexos em combate (15)

Arma de Arremesso (Faca) [DX/Fácil] NH 15 (12)
Sabre [DX/Média] NH 14 (12) - Aparar 11 +2 = 13
Adaga de esgrima [DX/Média] NH 12 (4) - Aparar 10 +2 = 12
Capa [DX/Média] NH 12 (4) - Bloqueio 12 +2 = 12
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
PL

PL


Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 33

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-30, 10:32

Outra opção é investir uns pontos em Acrobacia. Um sucesso num teste de Acrobacia durante uma esquiva, dá um bônus de +2 na Esquiva, e um fracasso, uma penalidade de -2 e ainda pode ser combinado com Retirada (dando um bônus de +5 em caso de sucesso!).

Na 4ed, boxe não dá bônus em esquiva, mas recebe +3 de bônus de aparar com retirada, ao invés de +1 como outras perícias de combate, por se valer da movimentação do personagem e também não recebe a penalidade habitual de -3 para aparar armas com as mãos nuas.
Ir para o topo Ir para baixo
PL

PL


Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 33

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-30, 10:37

Outra vantagem da capa é que ela não cobre um dos braços do personagem, então, o BD dela cobre ataques de ambas as direções e ainda é possível usar armas de duas mãos, ou duas armas ao mesmo tempo. Pra um arremessador de adagas é bem interessante ter treino de arma na mão inábil (ou ambidestria), combate com duas armas e sacar rápido (facas), pra evitar passar muitos turnos sem atacar.
Ir para o topo Ir para baixo
jezreel




Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/05/2013

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-30, 12:49

Boa tarde !!

Galera, vejam a situação, praticamente vamos esta semana hoje axo ^^ Startar uma historia bem interessante.
Ela será fantasy nt3 - foco caça as bruxas e demonios.
A ambientação sera numa vila dentro dos muros do castelo onde o uso de armas é proibido somente liberado para os gaurdas da cidade. Entao pensei, ja que nao posso usar armas oq devo fazer ....

Surgiu a ideia de um fighter ou um arremçador( facas e tudo oq estiver na mão^^)

FOCO -

O foco desta biuld seria a esquiva ja que provavelmente uma armadura chamaria a atençao dos guardas na cidade.
O mestre ( MUITO MAO DE VACA) que ele nao leia este post uashduahsduashduashdaudhusadhaushda, deu os seguintes parametros para criação da ficha:

25 pontos de start e -15 de desvantagem ( totalizando 40 pontos). Segundo ele a historia se desenvolveria legal e logo "upariamos"

A concepçao da historia é que todos seremos simples cidadãos por isso os poucos pontos para distribuição.
Chega de enrolaçao vamos ao ponto:

ST 10
DX 12
IQ 08
HT 10

Quais pericias e vantagens devo colocar para priorizar a esquiva ??

Tenho em mente reflexos de combate e defesas ampliadas.

Estou muito aberto a sugestoes tendo em vista que comecei a jogar gurps a 3 meses ( me apaixonei )

Grato desde ja,

Jezreel
Ir para o topo Ir para baixo
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-30, 20:05

PL escreveu:
Outra vantagem da capa é que ela não cobre um dos braços do personagem, então, o BD dela cobre ataques de ambas as direções e ainda é possível usar armas de duas mãos, ou duas armas ao mesmo tempo. Pra um arremessador de adagas é bem interessante ter treino de arma na mão inábil (ou ambidestria), combate com duas armas e sacar rápido (facas), pra evitar passar muitos turnos sem atacar.

A adaga de esgrima eu coloquei justamente pensando nisso. Mas faca com a perk de usar faca com a mão inábil pode cumprir essa função.
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-30, 20:38

Jezreel, se o teu mestre não conta os atributos no limite de desvantagens, beleza, mas se conta, essa tua IQ extrapolou. Em todo caso, há boas perícias de IQ (Como lábia, dissimulação, camuflagen, diplomacia), que podem evitar combates.

Eu não havia entendido que seria um lutador com mãos nuas, nem sabia que seriam tão poucos pontos. Vejamos.

DX 11 (+20)
IQ 09 (-20)
HT 11 (+10)
ST 09 (-10)

Velocidade 6 (10)
Reflexos em Combate (15)
Esquiva 10
Rosto Sincero (1)

Acrobacia (DX/D) 4 NH 11
Arremesso (DX/D) 2 NH 10
Briga (DX/F) 2 NH 12
Faca (DX/F) 2 NH 12
Arremesso de facas (DX/F) 2 NH 12
Furtividade (DX/M) 2 NH 11

Total: 40

Só faltam as desvantagens.
Não falaste sobre as peculiaridades.
Com as peculiaridade, há ainda 5 pontos por gastar depois de pegar todas. Poderias pegar algumas perícias a mais ou uma vantagem como carisma.

Agora esse é um personagem meio focado no que pediste, pode parecer meio irreal um personagem que seria alguém simples com valores desses em tais perícias e nenhuma perícia mais doméstica. Os 5 pontos poderiam ser investidos em cuidados domésticos, conhecimento de terreno, alguma perícia profissional ou algo assim. Um sujeito com essas habilidades poderia ser do circo, sei lá, ou um bandido (Nesse caso manha e arrombamento seriam boas ideias)
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
jezreel




Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/05/2013

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-05-31, 08:28

Bom dia,

É uma otima biuld, e realmente 8 de iq eu teria q interpetrar um chimpanze auhsdaushd.

Pensei em manha como peculiaridade e mendicancia ^^ ficaria legal, no caso sem o rosto sincero heheh.

Vou reformular aqui e postar como ficará.
Ir para o topo Ir para baixo
PL

PL


Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 33

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-06-01, 00:21

Tem um rapaz com IQ 8 na minha mesa, ele interpreta um idiota muito bem, mas isso acaba deixando ele meio que de lado em quase todas as conversas. Ele já perdeu pontos de bônus por que teve uma boa ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
PL

PL


Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 33

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-06-01, 00:26

Geralmente atributo negativo também conta pro limite de desvantagens, então com esse limite que o Mestre deu, seria impossível pegar IQ ou DX abaixo de 10.
Ir para o topo Ir para baixo
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-06-01, 01:47

Opção alternativa caso atributos contem pro limite:
DX 10 (+00)
IQ 10 (+00)
HT 10 (+00)
ST 10 (+00)

Velocidade 5 (-00)
Reflexos em combate (+15)
Esquiva 09

Desvantagens (-15)


Acrobacia (DX/D) 4 NH 10
Arremesso (DX/D) 4 NH 10
Briga (DX/F) 4 NH 12
Faca (DX/F) 4 NH 12
Furtividade (DX/M) 4 NH 11

Total: 35-15=20

Sobrou ainda 5 pontos, SE o mestre contar as peculiaridades fora do limite (como sugerido no
livro), então são mais 5 pontos para gastar, em um total de 10 pontos (perícias mentais podem ser
interessantes com a nova IQ), caso contrário, os -5 poderiam ser
preenchidos com peculiaridades.

(Sim, a esquiva ficou reduzida, assim como o deslocamento, mas o personagem está mais inteligente e mais forte)
Só acrescente alguma(s) desvantagem(ns) pra completar.

Podes pegar as perícias manha e mendicância junto com rosto sincero. É uma boa vantagem para um bandido ou mendigo não se parecer com um bandido (o exemplo do livro é justamente um ladrão com rosto sincero).


Última edição por BaHalus em 2013-06-01, 17:50, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
PL

PL


Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 33

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-06-01, 10:12

Esse ficou bem legal.
Ir para o topo Ir para baixo
Javo

Javo


Mensagens : 134
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 27

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-06-01, 10:54

Estão convocados a fazerem um artigo sobre o assunto
Ir para o topo Ir para baixo
http://arenagurps.blogspot.com.br
BaHalus
Admin
Admin
BaHalus


Mensagens : 4413
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 43
Localização : Belém-PA

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-06-01, 17:37

Ficou legal, mas acabei de ver que ficou errado. Vou tentar corrigir.

Pronto editei.
Ir para o topo Ir para baixo
http://bio-filosofo.blogspot.com.br/
jezreel




Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/05/2013

Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime2013-06-01, 20:49

Ficou boa heheh
Conforme o personagem evolui vou upando a velo basica
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Personagem Esquivo Empty
MensagemAssunto: Re: Personagem Esquivo   Personagem Esquivo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Personagem Esquivo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Personagem do Leonardo
» Jean Jacques De Sauvons
» Jean Jacques De Sauvons
» MODELO DE FICHA DE PERSONAGEM
» Modelo de Ficha de Personagem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Arena GURPS  :: GURPS :: GURPS 4ed-
Ir para: